Dedicado a terapias orientais e práticas taoistas como Tai Chi (太极拳 taijiquan), Qi Gong (气功 qigong), meditação, artes marciais, filosofia oriental, mapas de saber e eventos, promovendo uma abordagem integral ao desenvolvimento humano. O nome ALQIMIA nasce da união das palavras Qi (气 qi) que simboliza a energia vital, e “Alquimia,” que representa o supremo desenvolvimento. Este conceito reflete a essência do instituto: a transformação extraordinária que revela o mais elevado valor de algo ou de alguém.
No processo alquímico, elementos aparentemente comuns transcendem os limites do ordinário e tornam-se extraordinários. Uma pedra em bruto transforma-se numa obra magnífica, notas dispersas convergem numa composição magistral, uma lagarta desabrocha numa borboleta, uma flor de lótus preciosa emerge da lama, uma pequena e frágil semente evolui para um portentoso cedro, e talentos excepcionais revelam-se com prática e orientação. Toda essa transformação é movida pela força essencial da energia vital, um princípio central nas práticas e ensinamentos do Alqimia Institute.
Enraizado numa forte conexão com a filosofia oriental e os ensinamentos dos mestres taoistas, o Alqimia Institute tem como propósito inspirar e guiar processos de transformação pessoal e coletiva. Através das suas práticas e eventos, promove a harmonia entre corpo, mente e espírito, criando um espaço onde cada indivíduo pode explorar o seu potencial e alcançar um supremo desenvolvimento, sempre em alinhamento com a sabedoria ancestral.
Manifesto Alqimia Institute
- Fazer o bem, sem nos fazer mal;
- Melhorar, continuamente;
- Trabalhar bem, sem idolatrar o sacrifício;
- Ensinar ajustadamente, considerando a singularidade individual;
- Realizar sem forçar, protegendo de coações e abusos;
- Simplificar, sem cair no reducionismo;
- Ajustar aos contextos, garantindo a integridade;
- Assegurar o fundamental, sem trocar pelo conveniente;
- Fortalecer a resiliência, com equanimidade e bondade;
- Guiar ao natural, despromovendo o instantâneo;
- Promover a presença, mesmo que distante;
- Partilhar, a quem aprouver estes princípios;