Dois países com grandes tradições culturais, espirituais e com paisagens deslumbrantes. Os Himalaias fazem sorrir o nosso coração, com as suas gentes, seres humanos especiais. E no Butão ninguém fica indiferente à sensação de pureza que se sente num país que ainda se mantém autêntico, que se mantém fiel às suas origens como o Pais…

Nepal e Butão – Encontro da Essência [Ed.03]

31
Março
a
13
Abril
2026
Esgotado
❤️
31
Março
a
13
Abril
2026
€5100
/por pessoa
14 Dias / 12 noites com pequeno-almoço incluído
25 refeições, Tudo incluído excepto bebidas alcoólicas
Aviões
Carrinhas
inclui estes transportes e todos dentro do roteiro programado

Membros neste evento

Luís Baião ✧ Baião ✧

Luís Baião

Um viajante e guia experiente.
Daniela Ricardo ✧ Dani / Fofa ✧

Daniela Ricardo

Alimentação Consciente e Natural

A Zen Family está de regresso com uma viagem que nos enche a alma. Voltamos ao Butão e ao Nepal, dois destinos mágicos que já fazem parte da nossa história, e que agora voltam a juntar-se numa experiência transformadora. Foram anos de sonho, planos, pedidos e persistência… E finalmente conseguimos: o rei do Butão concedeu-nos os tão desejados vistos, agora bem mais fáceis de obter.

O Butão é um mundo à parte. E mesmo que já tivéssemos apenas este destino na bagagem, teríamos motivos de sobra para embarcar. Mas não ficamos por aqui. O Nepal entra novamente neste roteiro para tornar tudo ainda mais especial. É a fusão de dois países com uma riqueza espiritual, humana e natural como poucos no mundo.

Agora, imagina teres ao teu lado um viajante experiente, alguém que te acompanha do início ao fim, com presença, sabedoria e coração aberto. Alguém que já percorreu estas terras, mas que volta sempre com o olhar de quem chega pela primeira vez. Esse alguém é o Luís Baião. Há mais de 30 anos que guia pessoas pelo mundo e, nesta viagem, será novamente o teu companheiro.

E não irá sozinho. Em cada viagem, o Luís é sempre acompanhado pela Daniela Ricardo, que nos guia pelos caminhos da alimentação consciente e natural. Presenças que dão alma à viagem — e tornam cada momento ainda mais memorável.

Esta é mais do que uma viagem. É um reencontro com o essencial. É tempo de respirar fundo, de abrir o coração e de viver tudo com intensidade. Esta experiência é e será inesquecível, e por isso voltamos com a mesma paixão — e com ainda mais profundidade.

O Butão, conhecido como o País do Dragão, é um reino escondido nos Himalaias, onde a entrada é restrita e cuidadosamente controlada. Aqui, o turismo é pensado com respeito, para preservar a autenticidade, as tradições e o ambiente. É um país que escolheu colocar a felicidade do povo acima do lucro económico, que mantém a sua floresta intacta e que pratica, em todo o território, agricultura 100% biológica. Uma raridade num mundo em constante aceleração.

Já o Nepal é terra de templos, montanhas, encontros espirituais e safari em Chitwan, um local que gostamos de levar os nossos viajantes e surpreendê-los nesta zona que parece africa. O Nepal também é um lugar onde o hinduísmo e o budismo se entrelaçam de forma natural, onde os mosteiros estão por todo o lado, até nos locais mais remotos. A hospitalidade nepalesa é genuína, o sorriso das pessoas é constante e os Himalaias… esses, fazem-nos sentir pequenos perante tanta grandeza. Seja a caminhar por trilhos ou a contemplar o sol nascer sobre os cumes nevados, o Nepal toca-nos profundamente.

Chegou o momento. É hora de largar o que pesa, de abraçar o novo e de partir para esta jornada com todos os sentidos despertos. Há paisagens que ficam cravadas na memória, há palavras que ecoam no tempo, há sorrisos que não se esquecem. Há viagens que marcam a vida — e esta é uma delas.

É tempo de mudança, de liberdade, de viver dias mais felizes e ter novas experiências.
É tempo de amar.

Entrega-te. Junta-te a nós nesta aventura.

O Nepal e o Butão esperam por ti.

1º DIA – 31 de Março

Lisboa > Nepal

  • Aqui começa a viagem. A Zen family recebe-nos calorosamente no aeroporto. O entusiasmo cresce, a adrenalina já se faz sentir. Estamos prontos para descolar nesta aventura.

2º DIA – 1 de Abril

Nepal (Catmandu)

  • Chegamos a Catmandu – uma fascinante cidade velha, onde hoje pagodes, estradas estreitas e empedradas, janelas antigas esculpidas e santuários de pedra são o pano de fundo para vida quotidiana. Aqui, as experiências são incríveis, a vista fascinante e o clima encantador. Catmandu é um dos locais mais apreciados por turistas do mundo, no qual existe uma mistura vigorosa entre o antigo e moderno, quer em termos culturais, quer em termos arquitetónicos, onde o chique e o glamour convivem harmoniosamente com  relíquias antigas.
  • Catmandu é a capital do Nepal e a maior aglomeração urbana do país. Esta aglomeração é composta pela Cidade Metropolitana de Catmandu no seu centro, e pelas cidades irmãs Patan, Kirtipur, Thimi e Bhaktapur. Inclui ainda as zonas urbanas recentemente reconhecidas de Shankhapur, Karyabinayak, Champapur, Banepa, Dhulikhel e Panauti. De acordo com o censo realizado em 2011, só a cidade metropolitana de Catmandu conta com 975.453 habitantes, enquanto toda a aglomeração ultrapassa os 2,5 milhões de habitantes. A cidade está situada a uma altitude de aproximadamente 1.400 metros, no Vale de Catmandu, em forma de bacia, no centro do Nepal. É rodeada por quatro montanhas principais: Shivapuri, Phulchoki, Nagarjun e Chandragiri.
  • À chegada e check-in no hotel. Resto do dia é no lazer para superar o jet lag.

3º DIA – 2 de Abril

Catmandu – Pokhara 

  • Sairemos logo pela manha de Catmandu para Pokhara.
  • Uma cidade encantadora, situada num vale tranquilo, aos pés da imponente cordilheira do maciço Annapurna, com os seus picos cobertos de neve. Localiza-se a cerca de 200 quilómetros a oeste de Catmandu, numa viagem que demora aproximadamente 6 horas por estrada. É o ponto de partida para muitos dos trilhos de montanha mais populares do Nepal.

  • À beira do Lago Phewa, vive-se uma atmosfera vibrante, onde viajantes e mochileiros de espírito livre enchem os bares e restaurantes, partilhando dicas sobre alojamentos e miradouros — tanto junto ao lago como nas alturas, acima das nuvens.

4º DIA – 3 de Abril

Pokhara

  • De manhã bem cedo, saída para Sarangkot para assistir ao nascer do sol e contemplar as mudanças de cor nos Himalaias ao raiar do dia (sujeito às condições meteorológicas). Sarangkot é um dos destinos turísticos mais populares da região, oferecendo vistas deslumbrantes sobre o vale de Pokhara e sobre as montanhas iluminadas pela luz do amanhecer. Localiza-se apenas a 5 km da zona do lago e é o ponto de observação mais elevado para ver o nascer do sol, com uma altitude de 1.592 metros. As temperaturas aqui são, em média, 5 graus mais baixas do que em Pokhara.

  • Regresso ao hotel para pequeno-almoço.

  • Após o pequeno-almoço, visita a Pokhara:

Cascata de Devi (Devi’s Fall): Conhecida localmente como Patale Chango (Cascata do Inferno), esta impressionante queda de água situa-se a cerca de 2 km a sudoeste do aeroporto de Pokhara, ao longo da estrada Siddhartha. Segundo a lenda, um caminhante chamado Davy foi arrastado pela corrente do rio Pardi Khola e desapareceu misteriosamente num túnel subterrâneo sob a cascata — daí o nome David’s Fall ou Devin’s Fall.

Gruta Gupteshwar (Gupteshwar Gupha): Esta gruta sagrada encontra-se a cerca de 2 km do aeroporto, também na estrada Siddhartha. A entrada está mesmo em frente à cascata de Devi. Com quase 3 km de extensão, a gruta apresenta salas de grandes dimensões e passagens tão estreitas que é necessário rastejar. Tem um valor especial para os hindus, pois alberga um símbolo fálico de Shiva, preservado tal como foi descoberto. A entrada tem um custo de 5 rúpias nepalesas, e é proibido fotografar no interior da gruta.

Bazaar Antigo e Templo Bindhyabasini: O mercado tradicional de Pokhara é um lugar vibrante, colorido e multicultural. As suas lojas e monumentos refletem a antiga arquitetura Newar, típica do vale de Catmandu. Situado a cerca de 4 km da zona do lago, o bazar mantém ainda muito do seu charme original. É um local agradável para passear, com lojas que vendem de tudo um pouco — desde alimentos e tecidos até cosméticos e ouro. Este bairro é também casa de um dos santuários mais importantes de Pokhara, o Templo Bindhyabasini (Bindhyabasini Mandir). Esta estrutura branca em forma de cúpula ergue-se sobre um pátio amplo, pavimentado com pedra, no topo de uma colina arborizada. É dedicado à Deusa Bhagawati, uma manifestação de Shakti. O espaço em redor, semelhante a um parque, é ideal para piqueniques e, aos sábados e terças-feiras, transforma-se num local de celebração com a presença de muitos devotos que ali se reúnem para oferecer sacrifícios.

  • Durante a tarde há oportunidade de passeio de barco no Lago Phewa, o segundo maior lago do Reino, mas o maior e mais encantadora dos três lagos que contribuem para o esplendor de Pokhara. Aqui, um podemos velejar ou remar um barco através da água ou visitar o templo da ilha situada mesmo no meio do lago.

5º DIA – 4 de Abril

Pokhara – Chitwan

  • De manhã, partida por estrada em direcção a Chitwan. Chegada ao resort em Chitwan e tempo livre para instalar-se e descansar.

  • Parque Nacional de Chitwan:
    O Parque Nacional Real de Chitwan é o mais acessível dos parques nacionais que organizam safaris na selva e é considerado uma das áreas de vida selvagem mais ricas da Ásia. Aqui encontram-se as últimas e maiores extensões de pradarias altas ainda preservadas. Reconhecido há séculos como um dos melhores locais para observação de fauna selvagem no continente asiático, o parque atrai visitantes de todo o mundo graças à sua impressionante diversidade de flora e fauna, típica da região de Terai.

    Não é comparável às vastas planícies africanas — aqui, a emoção reside na intimidade da procura e descoberta da vida selvagem asiática no seu habitat denso e exuberante. Os grandes animais preferem as florestas densas e as altas ervas das planícies aluviais, o que torna cada avistamento uma verdadeira experiência de aventura e fascínio.

6º DIA – 5 de Abril

Chitwan 

  • Dia completo de actividades na selva.

7º DIA – 6 de Abril

Chitwan – Catmandu

  • De manhã, partida por estrada em direcção a Catmandu.
  • À chegada, check-in no hotel. Dia para explorar as ruas desta cidade emblemática.

8º DIA – 7 de Abril

Catmandu – Paro

  • O voo para Paro é um dos mais espetaculares de toda a região dos Himalaias. Sobrevoando a cordilheira desde Catmandu, esta viagem aérea oferece vistas fascinantes e uma aterragem emocionante no Reino do Butão. O primeiro presente do Butão, assim que se desembarca do avião, é o ar fresco, puro e limpo das montanhas.

  • Após os procedimentos de imigração e recolha de bagagem, será recebido pelo nosso representante local e, em seguida, transporte por estrada até Thimphu, a capital do Butão. Pelo caminho, paragem em Chuzom, o ponto de confluência dos rios Thimphu e Paro. Este local é adornado por três estupas de estilos distintos: tibetano, nepalês e butanês.

  • Pouco antes de chegar a Chuzom, do lado esquerdo, poderá avistar o Tschogang Lhakhang, o “Templo do Cavalo Excelente”. Trata-se de um templo privado, construído no século XV, em honra de uma aparição de Balaha, o cavalo excelente — uma manifestação de Chenrezig, o Buda da compaixão.

  • À chegada a Thimphu, check-in no hotel. Capital do Butão e centro político, religioso e comercial do país, Thimphu é uma cidade singular, onde o desenvolvimento moderno convive lado a lado com tradições ancestrais. Com uma população de cerca de 90.000 habitantes, é possivelmente a única capital do mundo onde não existe sequer um semáforo.

  • Ao final da tarde, passeio exploratório pela rua principal e pela zona do mercado de Thimphu. Visita também ao Bazar de Artesanato Local, onde poderá encontrar exemplos do requintado artesanato tradicional do Butão. Aqui poderá adquirir têxteis tecidos à mão, pinturas Thangkha, máscaras, cerâmicas, esculturas em ardósia e madeira, joalharia e outros artigos únicos feitos com materiais locais.

9º DIA – 8 de Abril

Thimphu

  • Visita ao Buddha Point (Kuensel Phodrang): Localizado a uma curta distância de carro do centro de Thimphu, o Buddha Point oferece uma vista panorâmica sobre o vale de Thimphu. Aqui, os visitantes podem prestar homenagem e fazer orações ao Buda, cuja estátua é a maior de todo o país. Depois, pode-se passear calmamente pelo local e desfrutar da paisagem envolvente.

  • Início da caminhada “Trilho da Natureza do Buda” (Buddha Nature Trail), desde o Buddha Point até Changangkha Lhakhang:
    Este é um dos trilhos mais populares, ideal para observar a vida quotidiana dos locais e ao mesmo tempo fazer um “banho de floresta”. Ao longo do caminho, será recebido por milhares de bandeiras de oração e por uma floresta virgem composta por pinheiros, bétulas e rododendros. Com alguma sorte, é possível avistar faisões selvagens ou javalis. O trilho está bem conservado e, em certos pontos, há pequenos miradouros cobertos (gazebos), de onde se podem apreciar vistas espetaculares sobre o vale de Thimphu. O percurso termina no templo de Changangkha Lhakhang.

  • Visita ao templo Changangkha Lhakhang: Este templo-fortaleza e escola monástica está situado numa encosta acima de Thimphu, a sul de Motithang. Fundado no século XII, no local escolhido pelo Lama Phajo Drugom Shigpo, vindo do Tibete, o templo é um dos mais antigos e venerados da cidade. A estátua central representa Chenrezig, numa manifestação com 11 cabeças. Do pátio do templo, desfruta-se de uma vista deslumbrante sobre o vale de Thimphu.

  • Após o almoço, curta viagem (15 km) até Pangri Zampa, um dos mosteiros mais antigos do Butão, construído no século XVI, situado a norte de Thimphu. Aqui funciona uma escola monástica onde os jovens monges estudam o Lamaísmo e Astrologia, com base na filosofia budista.

  • Ao fim da tarde, visita ao Trashichhoedzong. Esta imponente fortaleza/mosteiro alberga o edifício da Secretaria de Estado, a sala do trono de Sua Majestade o Rei e vários gabinetes governamentais. É também a residência de verão do Abade Principal e da comunidade monástica central. É um local carregado de simbolismo, história e espiritualidade, que encerra o dia de forma memorável.

10º DIA – 9 de Abril

Thimphu – Punakha

  • Viagem por estrada até Punakha, atravessando o Passo Dochula (3.080 metros de altitude). No Butão, os passos de montanha são tradicionalmente marcados por grandes chortens (monumentos religiosos budistas) e bandeiras de oração coloridas. Em dias de céu limpo, o Passo Dochula oferece vistas absolutamente deslumbrantes sobre os altos picos dos Himalaias orientais.

  • Visita ao templo Chimi Lhakhang, situado no topo de uma colina no centro do vale, é conhecido como o “Templo da Fertilidade”. Acredita-se amplamente que os casais que desejam ter filhos e rezam neste templo são frequentemente abençoados com uma criança pouco tempo depois. O trilho passa por campos de arroz até chegar à pequena aldeia de Pana (que significa “campo”). Uma breve caminhada pela povoação junto ao templo oferece um olhar raro sobre o quotidiano e os modos de vida tradicionais dos habitantes locais.

  • Visita ao Punakha Dzong. Esta impressionante fortaleza-mosteiro foi construída na confluência de dois rios. Serviu como capital do Butão até 1955 e continua a ser, até hoje, a residência de inverno da comunidade monástica central. É uma das construções mais belas e significativas do país, tanto a nível arquitetónico como espiritual.

  • Ao final da tarde, tempo livre para explorar a vila de Punakha, situada nas margens do rio. Um local tranquilo e pitoresco, ideal para um passeio relaxante enquanto se absorve o ambiente sereno do vale.

11º DIA – 10 de Abril

Punakha – Paro

  • Após o pequeno-almoço, seguimos viagem por estrada até Paro, ao longo de uma estrada panorâmica. Pelo caminho, visita ao Simtokha Dzong, a fortaleza mais antiga do país, construída em 1627, que actualmente alberga a Escola de Estudos Budistas.
  • À chegada a Paro, check-in no hotel e continuação da visita com Ta Dzong, originalmente construído como torre de vigia e que hoje acolhe o Museu Nacional do Butão. A coleção é vasta e inclui antigas pinturas Thangkha, têxteis, armas e armaduras, utensílios domésticos, bem como uma rica variedade de artefactos naturais e históricos.
  • A visita ao Ta Dzong é seguida de uma curta caminhada pelo trilho até ao Rinpung Dzong (também conhecido como Paro Dzong), cujo nome significa “fortaleza do monte de jóias”. Este edifício tem uma longa e fascinante história. Ao longo das galerias de madeira que rodeiam o pátio interior, encontram-se belíssimas pinturas murais que ilustram temas do budismo como os Quatro Amigos, o Velho da Longevidade, a Roda da Vida, cenas da vida de Milarepa, o Monte Sumeru e outros Mandalas cósmicos.

12º DIA – 11 de Abril

Paro

  • Pequeno-almoço no hotel.

  • Visita ao Mosteiro Taktshang, também conhecido como “Ninho do Tigre” (aproximadamente 5 horas de caminhada): Este é um dos mosteiros mais famosos do Butão, situado numa escarpa, a cerca de 900 metros acima do vale de Paro. Diz-se que o Guru Rinpoche ali chegou montado numa tigresa e meditou neste local sagrado, razão pela qual é conhecido como o “Ninho do Tigre”. Este sítio é considerado um dos lugares mais sagrados do país, tendo sido visitado por Shabdrung Ngawang Namgyal em 1646. Hoje em dia, todos os butaneses procuram visitar este local pelo menos uma vez na vida. A 19 de Abril de 1998, um incêndio danificou seriamente a estrutura principal, mas esta jóia do património butanês foi entretanto restaurada ao seu esplendor original.

  • De tarde, viagem até Drukgyel Dzong, uma antiga fortaleza em ruínas, onde os guerreiros butaneses lutaram contra os invasores tibetanos há vários séculos. Do caminho de acesso à fortaleza, em dias de céu limpo, é possível admirar a cúpula nevada da sagrada montanha Chomolhari, conhecida como a “Montanha da Deusa”.

  • Ao fim da tarde, visita ao templo Kyichu Lhakhang, do século VII, um dos 108 templos construídos nos Himalaias pelo rei tibetano Songtsen Gampo. A edificação deste templo marca simbolicamente a introdução do budismo no Butão.

13º DIA – 12 de Abril

Paro – Catmandu

  • Regresso à mágica Kathmandu, a capital do Nepal. É hora de assentar e integrar toda a experiência vivida, ou talvez ainda fazer as últimas compras pelas ruas estreitas e agitadas de Thamel. Local onde todos são bem-vindos, onde todos se encontram e reencontram, nos inúmeros cafezinhos e esplanadas escondidas da agitação. No meio da agitação que se vive na rua, encontramos a quietude do nosso ser, do nosso interior. Dormida na cidade.

14º DIA – 13 de Abril

Nepal > Lisboa

  • Hora de voltar a casa com o coração cheio, a energia renovada, grandes vivências, inúmeras revelações e muitas histórias para partilhar. Esta viagem deixará marcas profundas na nossa essência, voltar à realidade de casa vai ser um desafio gratificante depois de 14 dias em contacto com gentes, culturas e experiências tão diferentes e tão transformadoras.

❤️ Celebrar

Nepal e Butão, Encontro da Essência

Inclui

  • 4 Vôos Internacionais (LISBOA / NEPAL / BUTÃO / LISBOA).
  • 12 Noites de alojamento em quartos duplos ou triplos escolhidos pela organização
  • Todos os transferes de aeroportos no NEPAL e BUTÃO – hotel/aeroporto
  • Todas as excursões e visitas indicadas no programa
  • Pequenos-almoços nos hotéis
  • Almoços e Jantares em locais escolhidos pela organização com bebidas incluídas, com excepção para bebidas alcoólicas.
  • Manipulação da bagagem em hotéis, aeroportos, portos, estações de Bus.
  • Serviços de motoristas e de guias certificados pelo Ministério do Comércio e Turismo do NEPAL e BUTÃO.
  • Dois guias da Zen family de Portugal para apoio permanente – Luís Baião e Daniela Ricardo.
  • Todos os transferes para hotéis, aeroportos, portos, estações de Bus para operações do programa.
  • Todos os Bus e Barcos necessários para a operação do programa.
  • Despesas por serviços em hotéis.
  • Impostos de saída em vôos internacionais
  • Seguro de viagem
  • Acompanhamento de guias certificados no BUTÃO e NEPAL
  • Visto de entrada múltipla no NEPAL
  • Visto de entrada e autorizações de entrada no Butão
  • Surpresas criadas pela organização
  • Caminhada magistral até ao Ninho do Tigre, no Butão algo único no mundo.

Não inclui

  • Bebidas alcoólicas;
  • Refeições nos aeroportos;
  • Refeições fora dos locais definidos pela organização;
  • Gratificações;
  • Despesas pessoais;
  • Excesso de bagagem cobrado pelas transportadoras;
  • Qualquer despesa fora de território do Nepal e Butão, incluindo alimentação.
  • Extras de carácter particular e tudo o que não estiver mencionado como incluído.
  • Testes à Covid-19 ou outro no caso de ser necessário e exigido pelas entidades locais, na altura da  realização da viagem.

Inscrições e informações: [email protected]

€5100
/por pessoa
Programa detalhado:
Transferir
Online