A poder de cada um e a justiça. Como um Jedi: Que a força esteja com cada um de nós.

Anabela Pedroso

Animação

Anabela gosta também muito de Star Wars

Anabela Pedroso conquistou seu espaço no setor público desde 1977, quando iniciou sua jornada no Ministério da Fazenda. Com uma carreira marcada pela transformação digital, ela ocupou cargos de destaque, incluindo:

Ela liderou iniciativas pioneiras como as Lojas do Cidadão, Portais do Cidadão e da Empresa, criação de empresas online, Cartão do Cidadão e o Plano de Ação para o Governo Eletrônico (2003) (portugal.gov.pt). Foi convidada pela OCDE/SIGMA como especialista em modernização pública (2006–2010) (portugal.gov.pt). Após a aposentadoria, atuou como assessora especial da Deloitte (2010–2016), conduzindo projetos de transformação digital em várias regiões do mundo .

No campo acadêmico, Anabela lecionou no INA (1982–2011), foi docente convidada no ISCTE/INDEG (2005–2011) e conselheira na Universidade de Aveiro (2010–2013); além de mentora do PWN Lisboa desde 2010 (portugal.gov.pt).

Seu trabalho inovador foi reconhecido com o prêmio “Best Leader – Administração Pública” e repetida entre as “5 mulheres mais influentes em TIC em Portugal” (2009 e 2010) (soundcloud.com).

Como Secretária de Estado da Justiça, impulsionou a digitalização dos tribunais, registros e serviços públicos, destacando-se com projetos como videoconferência judicial, registro de nascimentos online emergencial e mecanismos especiais de recuperação empresarial (Programa Capitalizar e PER) (portugal.gov.pt). Para ela, a transformação digital só faz sentido se mantiver forte vínculo com o cidadão.

Em resumo:

  • Pioneira na modernização pública e governo eletrônico
  • Educação e mentoring, ao longo de décadas
  • Reconhecida líder, por seus resultados e compromisso social
  • Transformadora da Justiça, digital e inclusiva

Anabela Pedroso é, sem dúvida, uma figura inspiradora que combina visão estratégica, paixão por inovação e dedicação ao serviço público.

Contactos e redes de Anabela Pedroso: