Um viajante é alguém que explora o mundo e se aventura por novos caminhos, procurando, ao mesmo tempo, conhecer-se a si próprio e desafiar a sua capacidade de adaptação. Luís Baião incorpora essa essência de viajante, tendo já percorrido os “quatro cantos do mundo.” A sua vasta experiência em viagens torna-o um guia singular, capaz de partilhar destinos que o apaixonaram, onde fez grandes amizades, e que revisita com entusiasmo, sempre guiado pela paixão que esses lugares despertam.
Luís descreve-se como um viajante e explorador da vida. Fundou a Zen Family, um projeto dedicado a “Viagens e eventos com alma,” que teve também um espaço mágico em Sintra, o Espaço Zen Family. Este local era um ponto de encontro para terapias alternativas, decoração do mundo, vestuário, eventos e viagens. Paralelamente, o desenvolvimento pessoal é uma das suas grandes paixões. Ao longo dos anos, concluiu diversas formações, incluindo Macrobiótica, Feng Shui, Astrologia, Educação Waldorf, Leitura de Aura, Reiki, Escola da Espiritualidade na Matéria, CTI e muitas outras, que ele encara como etapas do seu crescimento pessoal.
Juntamente com a sua mulher, Daniela Ricardo – chef, professora e consultora de Alimentação Consciente e Natural – nasceu um projeto que une alimentação consciente a um estilo de vida saudável. Este trabalho é partilhado através de livros, workshops, viagens, retiros e outras iniciativas, promovendo uma abordagem integrada ao bem-estar.
Com mais de 30 anos de experiência como guia turístico, Luís lidera viagens pelo mundo e por Portugal, combinando destinos como Peru, Marrocos, Índia, Nepal, Tailândia, Japão, Butão, Cambodja, Vietname, Namíbia, Argentina, Brasil, Bali e Turquia. Novos desafios e destinos continuam a surgir na sua agenda, enriquecendo ainda mais o seu percurso. Além disso, dedica-se a palestras de motivação pessoal, ajudando os outros a enfrentarem adversidades, e organiza retiros na Casa dos Sonhos, o bio-eco-turismo familiar, com temáticas diversas e facilitadores inspiradores.
A Zen Family é mais do que viagens – é uma oportunidade de revelar novos mundos aos que a ela se juntam. A forma como Luís observa e sente os lugares, as culturas e as pessoas permite-lhe revelar a magia única de cada destino. Os viajantes que o acompanham são convidados a expandir os seus horizontes e absorver a essência encantadora de cada experiência.
“Mais do que dizes é o que tu fazes! Uma ação vale mais do que mil palavras,” afirma Luís Baião. Vivendo esta filosofia, fundou a Associação Cultural e de Desenvolvimento Humano, Campo Estival, com o objetivo de preservar tradições e ruralidades, promovendo o crescimento humano através da partilha e da conexão com as raízes culturais e sociais.