
Luís Baião
Zen Family
Biografia
Um viajante é alguém que explora e aventura-se no mundo e que pretende conhecer-se a si próprio explorando a sua adaptabilidade.
O Luís possui alma de viajante e já percorreu os “quatro cantos do Mundo”, pelo que a sua experiência em viagem é enorme e única, tornando-o no guia perfeito. As rotas que escolhe são aquelas que mais o apaixonam, nas quais fez bons amigos e por isso adora partilhar essas maravilhas com os velhos e novos amigos, repetindo os destinos tantas vezes quantas a paixão pelos lugares o conseguirem chamar.
Descreve-se como um viajante e explorador da vida. Criou a Zen family (Viagens e eventos com alma) e teve um espaço mágico em Sintra (Espaço Zen family) onde as terapias alternativas, decoração do mundo, vestuário, eventos e viagens eram as estrelas. Ao longo dos anos as áreas de desenvolvimento pessoal são também uma das suas paixões. Já fez diversas formações desde o Curso de macrobiótica, Feng Shui, Astrologia, Educação Waldorf, Leitura de Aura, Reiki, Escola da espiritualidade na matéria, CTI e muito mais. Mas segundo o mesmo, estas formações são parte do crescimento pessoal.
Em conjunto com a sua mulher, Daniela Ricardo, chef, professora e consultora de Alimentação Consciente e Natural, nasceu o projecto de alimentação consciente e natural, por onde partilham conhecimentos para um estilo de vida mais saudável, através da alimentação, livros, workshops, viagens, retiros e por aí fora.
Em relação às viagens já conta com mais de 20 anos de experiência, a realizar viagens pelo mundo e o nosso querido Portugal como guia turístico. Destinos como Peru, Marrocos, Índia, Nepal, Butão, Cambodja, Vietname, Namíbia, Argentina, Brasil, Bali, Turquia são frequentes na sua agenda, mas surgem sempre novos desafios e novos destinos. Desenvolve também palestras de motivação pessoal ajudando outros a superar as adversidades da vida, retiros no próprio Bio-eco-turismo familiar – a Casa dos Sonhos, com os mais diversos temas e facilitadores.
A Zen family, através do seu conhecimento, revela um novo mundo a quem o acompanha. A sua forma de ver e sentir os lugares, as gentes e a cultura, desvenda sempre a unicidade e a magia de cada um deles. Assim, os viajantes que nos seguem absorvem um mundo mágico, quase que encantado e expandem os seus horizontes através das vivências e do olhar do nosso guia.
O seu lema é: “Estar activo em tranquilidade e tranquilo em actividade”.
“Mais do que dizes é o que tu fazes! Uma acção vale mais do que mil palavras.” – diz Luís Baião e para percebermos que as acções contam, mais recentemente criou uma Associação Cultural e de Desenvolvimento Humano, o Campo Estival, que tem como objectivo manter vivas tradições, manter vivas as ruralidades e todos juntos crescermos enquanto pessoas.