Butão – Encontro da Essência [Ed.5]
€3990 por pessoa
Uma viagem com alma!
Um encontro com a Essência!
A Zen family gosta de viagens com alma e gosta de regressar a locais que nos fazem vibrar e sentir a nossa verdadeira natureza. Em 2020 regressaremos ao Butão, ao País do Dragão – um pequenino reino encaixado nos pés dos Himalaias. A entrada neste pequeno reino é limitada e anteriormente carecia até de autorização do Rei. A limitação da entrada tem como objectivo manter um turismo de qualidade e evitar transtornos que possam provir pelas diferenças culturais. É um país exótico, feliz e com tradições muito peculiares. Por ter vivido tanto tempo isolado do Mundo, o País do Dragão conseguiu preservar suas tradições, manter a harmonia da população, preservar quase a totalidade da sua floresta original e fomentar a agricultura biológica. Este é o único país do mundo que tem em toda a sua extensão agricultura 100% biológica ou orgânica. Neste pequeno reino o bem-estar do povo está acima de qualquer interesse económico. É regido com grande sensibilidade e ostenta uma sofisticada filosofia de desenvolvimento que coloca a felicidade do povo acima dos índices do PIB.
A Felicidade é mesmo levada a sério no país – o único do mundo a ter Gross National Happiness (Felicidade Interna Bruta, na tradução para o português) como política pública. Ao Estado cabe prover as condições necessárias para que a população possa se concentrar na busca da felicidade, por meio dos ensinamentos do budismo. O conceito de Gross National Happiness tem quatro pilares – preservação das tradições butanesas e do meio-ambiente, crescimento económico e bom governo. Instituída pelo quarto rei, Jigme Singye Wangchuk, em 1972, a política foi criada para se contrapor à ideia de que PIB (Produto Interno Bruto) – que é baseado em valores materiais – mede a qualidade de vida da população.
Sendo este um país que nos apaixona, decidimos voltar de 22 de Março a 2 de Abril 2020. Esta viagem será acompanhada pelo mentor da Zen family, um viajante do mundo, um guia com mais de 25 anos de experiência em viagens, o Luís Baião, e que já perdeu a conta de quantas vezes foi ao Butão, pela Daniela Ricardo, agora presente em quase todas as viagens da Zen family, é professora e consultora de alimentação consciente e natural autora dos livros “Viagens da comida Saudável”, “Cozinhar com Amor” (vencedor de um Gourmand Cookbook Award 2018) e “Sabores do Viajante” , que tem como missão ajudar-nos a experiênciar todos os novos sabores gastronómicos e a integrá-los na nossa vivência. O Luís abraça a viagem sempre com o olhar de um principiante, que vê e experiência tudo como se da primeira vez se tratasse. A Daniela como um retornar às origens, a um paraíso na terra, a um país onde tudo se faz para preservar a natureza e onde a agricultura sempre foi biológica. E desta vez, levamos um GRANDE convidado. Dizemos grande porque ele é mesmo muito alto e é um grande ser humano. O António Raminhos será o nosso Embaixador, pois ele é um homem que espalha felicidade pelo nosso querido Portugal, com os seus espectáculos, programas e paródias. Será quase como levar o homem da felicidade ao país da felicidade!
Todos com o seu conhecimento contribuirão para tornar a nossa viagem mais rica, divertida e com propósito.
Esta viagem levar-nos-á a conhecer a cultura, mosteiros, templos, a arquitectura, a forma de viver, os hábitos. Faremos caminhadas no meio da natureza e subiremos ao emblemático Ninho do Tigre, o mosteiro incrustado na escarpa da montanha e que faz parte da nossa lista de local imperdíveis e é para nós uma das maravilhas do mundo. Como é apanágio da Zen family, esta viagem tem tudo incluído, desde voos, todas as actividades do programa, alimentação, estadia, visto. Não terás de te preocupar com nada relativo ao programa.
Entrega-te!
Vem partilhar sensações, cheiros, paisagens, palavras, sorrisos. Construir momentos cheios de intensidade, que sentidos e vividos ao segundo, marcam a história de uma vida!
É tempo de novas experiências!
É tempo de Viajar!
-
Partida
22 Março a 2 Abril 2020
Galeria
- 4 Voos Internacionais
- 10 Noites de alojamento em quartos duplos ou triplos escolhidos pela organização
- Todos os transferes de aeroportos no Nepal e Butão – hotel/aeroporto
- Todas as excursões e visitas indicadas no programa
- Pequenos-almoços nos hotéis
- Almoços e Jantares em locais escolhidos pela organização com bebidas incluídas, com excepção para bebidas alcoólicas.
- Transferes da bagagem em hotéis, aeroportos, portos, estações de Bus.
- Serviços de motoristas e de guias certificados pelo Ministério do Comércio e Turismo do Nepal e Butão.
- Dois guias da Zen family de Portugal para apoio permanente – Luís Baião e Daniela Ricardo.
- Todos os transferes para hotéis, aeroportos, portos, estações de Bus para operações do programa.
- Despesas por serviços em hotéis.
- Impostos de saída em voos internacionais
- Seguro de viagem
- Acompanhamento de um GUIA certificado pelo Rei do Butão
- Visto de entrada e autorizações de entrada no Butão, do Rei do Butão
- Surpresas criadas pela organização
- Caminhada magistral até ao Ninho do Tigre, no Butão algo único no mundo.
- Palestras sobre alimentação consciente e natural, estilo de vida, feng shui e outros assuntos, diárias
- Encontro com os viajantes para criar relação do grupo e esclarecimento de todas as dúvidas.
-
NÃO INCLUI
- Refeições nos aeroportos, refeições fora dos locais definidos pela organização; bebidas alcoólicas; gratificações; despesas pessoais; excesso de bagagem cobrado pelas transportadoras, qualquer despesa fora de território do Nepal e Butão, incluindo alimentação.
- Nota: Na eventualidade de algum dos facilitadores convidados da viagem não poder participar, tal como previsto, viagem é sempre realizável, pois estes são um acrescento que o organizador quer dar, não sendo por isso uma condição obrigatória.
NÃO INCLUI
2020-04-02
1º DIA – 22 de Março 2020
- Aqui começa a viagem. A Zen family recebe-nos calorosamente no aeroporto. O entusiasmo cresce, a adrenalina já se faz sentir. Estamos prontos para descolar nesta aventura. Vamos voar!
2º DIA – 23 de Março 2020
- Chegamos a Kathmandu – uma fascinante cidade velha, onde hoje pagodes, estradas estreitas e empedradas, janelas antigas esculpidas e santuários de pedra são o pano de fundo para vida quotidiana. Kathmandu é um dos locais mais apreciados por turistas do mundo, no qual existe uma mistura vigorosa entre o antigo e moderno, quer em termos culturais, quer em termos arquitetónicos, onde o chique e o glamour convivem harmoniosamente com relíquias antigas. Kathmandu além de ser a capital do Nepal, é o centro de importantes locais venerados pelo mundo inteiro, como é o caso de Bhaktapur.
- Nesta maravilhosa cidade Nepalesa faremos uma curta paragem para restabelecer energias, jantar e ter uma noite bem dormida, num aconchegante boutique hotel.
3º DIA – 24 de Março 2020
- O dia começa cedo, com um voo para o destino desejado - o País da Felicidade.
- Num dia claro e límpido, o voo para Paro é de tirar o fôlego, com vistas dos principais picos do Himalayas, como o Everest, o Kanchenjunga e o Makalu, e na aproximação final dos próprios picos nevados de Bhutan, o sagrado Jhomolhari, Jichu Drake e Tserimgang.
- À chegada ao aeroporto de Paro e após a conclusão das formalidades do aeroporto, seremos recebidos pelo nosso amigo e guia. Vamos de Paro até Thimphu, a cidade capital moderna de Butão e onde encontramos uma mistura entre tradição e modernidade.
- Após o almoço, faremos um passeio agradável ao ponto de Buda em Kuenselphodrang, que oferece uma magnífica vista panorâmica do vale abaixo e excelentes oportunidades de fotografia. Ficaremos deslumbrados com a gigantesca estátua de Buda Dordenma que abriga mais de cem mil estátuas de Buda menores, cada uma das quais, como a própria estátua principal, todas elas feitas de bronze e douradas. Vamos aí desfrutar de uma pequena caminhada ao redor do Kuenselphodrang (ponto de Buda) com vista para uma vista magnífica sobre a capital do Butão, Thimphu. O resto do dia é para relaxar, descansar ou passear na cidade e aproveitar para conviver com os butaneses mais citadinos.
4º DIA - 25 de Março 2020
- Thimphu é talvez a capital mais incomum do mundo e sede do governo. Esta cidade movimentada é o lar da família real do Butão, do serviço civil e das missões estrangeiras com representação neste país.
- Durante a manhã, visitaremos o Memorial Nacional Chort – a construção deste marco foi originalmente contemplada pelo terceiro rei de Butão, Sua Majestade Jigme Dorji Wangchuck, que queria criar um monumento para a paz e a prosperidade mundiais. Concluído em 1974 após a morte prematura, é um memorial do rei tardio (“o pai do Butão moderno”) e um monumento à paz.
- Existirá também oportunidade de visitar a Biblioteca Nacional, que alberga uma vasta colecção de textos e manuscritos budistas, alguns datados de há várias centenas de anos, bem como livros académicos modernos, principalmente na cultura e religião do Himalaia. A Escola de Pintura, é também um bom local onde poderemos ter o prazer de parar, e de apreciar as 13 artes e ofícios tradicionais de Butão.
- Após o almoço, caminheremos até o Mosteiro de Wangditse. Acima da cidade de Thimphu, pararemos na Reserva Takin para ver o animal nacional chamado ‘Drong Gemtse’, um animal que deveria ter o corpo de uma vaca e cabeça de uma cabra, e que se acredita ter sido criado pelo Mestre Budista popularmente conhecido como Divine Mad Man.
5º DIA – 26 de Março 2020
- Neste dia passaremos pelo Dochu-la pass (3.088m / 10.130 pés) parando brevemente aqui para admirar os chortens, paredes de Mani e bandeiras de oração que decoram o ponto mais alto da estrada.
- Se o céu estiver sem nuvens poderemos observar os altos picos dos Himalaias a nordeste, revelados em toda a sua glória. se a sorte nos bafejar, observaremos os seguintes picos (que podem ser vistos a partir deste local, da esquerda para a direita): Masagang (7,158 m), Tsendegang (6,960 m), Terigang (7,060 m), Jejegangphugang (7,158 m), Kangphugang (7,170 m), Zongaphugang (7.060 m) e finalmente, Gangkar Puensum, o pico mais alto do Butão a 7.497 m e conhecida por ser a montanha mais alta do mundo nunca escalada pelo homem.
- Punakha foi a capital do Butão até 1955 e ainda é a residência de inverno do Je Khenpo (abade-chefe) e do núcleo de monges central.
- Caminharemos um pouco até Chimi Lhakhang, um templo dedicado ao "Divine Madman", um monge excêntrico do século 16, famoso por muitas de suas muitas e divertidas histórias folclóricas.
6º DIA – 27 de Março 2020
- Na parte da manhã, visitaremos um convento. As freiras ou animes são menos numerosas do que monges no Butão. Há cerca de 21 conventos no país, onde jovens monjas aprendem os rituais e os textos budistas. Elas dedicam as suas vidas à religião e prestam serviços sociais às comunidades locais. As freiras vivem nas instalações do templo/convento numa comunidade com aproximadamente 100 freiras. Vivem como uma família, cada uma delas recebe tarefas e responsabilidades diárias. As pessoas locais oferecem chá às freiras durante a noite para ganhar mérito e um bom Karma.
- Uma sugestão é de nos juntarmos às freiras durante as orações, reflectir sobre os nossos pensamentos e desfrutar da serenidade e da calma que se sente ao ouvir os cânticos melodiosos.
- Visitaremos Punakha Dzong, construído em 1637 por Shabdrung Ngawang Namgyal, que desempenhou o papel de destaque na vida civil e religiosa do reino. Danificado pelo fogo, inundação e terremoto ao longo dos séculos, agora foi totalmente restaurado em seu esplendor original.
7º DIA – 28 de Março 2020
- Começaremos o dia uma pequena caminhada pelos campos de arroz ao longo das margens do Mo Chhu (o rio feminino) até a extremidade superior do vale, onde se situa o Khamsum Yuelley Namgyal Chorten, um impressionante monumento recentemente construído pelas Rainhas e consagrado em 1999.
- Ao final da tarde faremos um passeio suave pela vila, conhecendo e interagindo com a população local.
8º DIA – 29 de Março 2020
- Durante a manhã, regressamos a Paro, atravessando Dochulla. No caminho, teremos a oportunidade de ter uma pequena demonstração de culinária local seguida de um bom almoço na Fazenda Butanesa. Depois continuaremos o nosso caminho parando ainda para uma visita a uma escola.
- Haverá tempo livre durante a tarde para explorar a cidade de Paro.
9º DIA – 30 de Março 2020
- Começamos o dia com uma pequena viagem a Haa, via Chele-la pass, através de pinheiros azuis e floresta de rododendros. Num dia claro, há uma visão soberba das montanhas Chomolhari e Jichu Drake a partir deste ponto. Se o clima for favorável, pararemos aqui brevemente para passear e apreciar o lindo cenário da montanha.
- Passaremos num templo sagrado na Chelela pass, onde elevaremos bandeiras de oração coloridas, simbolizando um banho de paz e prosperidade.
10º DIA – 31 de Março 2020
- Neste dia visitaremos o mágico mosteiro de Taktsang (também conhecido como o “Ninho de Tigre”) e entraremos noutra realidade. O mosteiro fica num local tão improvável que nos sentimos entrar numa lenda, enquanto caminhamos entre vales e floresta. A realidade e a fantasia confundem-se no nosso ser. Sentimo-nos crianças, com tantas novidades e descobertas a cada olhar. Taktsang é um dos mais belos locais de peregrinação sagrada. O mosteiro em si está situado num penhasco de granito com 2000 pés de altitude. O nome tem origem na lenda, em que Guru Rinpoche voou através das montanhas para este local na parte de trás de uma tigresa, atingindo uma caverna na qual meditou por três meses, convertendo o povo de Paro Vale ao budismo durante sua estadia.
- O caminho leva-nos através de uma floresta de carvalhos, azul pinho e rododendros, chegando a um pequeno Chorten cercado por bandeiras de oração. Com um pouco de acreditar, chegaremos a uma casa de chá (almoço) com espectacular vista sobre os templos de Taktsang.
- Mais tarde experimentaremos as coloridas e animadas danças e músicas do Butão num show cultural privado. A performance de uma hora dará uma visão rápida das diferentes danças e canções religiosas e seculares. Estas são as categorias gerais de dança e músicas executadas:
- Baile de máscara (promulgação do drama/eventos religiosos & ensinamentos budistas através da dança)
- Boedra (canções & dança do período medieval)
- Zhungdra (Folk Song & Dance)
- Zhey (canções folclóricas Provincial sobre o Santo Shabdrung Ngawang Namgyal, o unificador do Butão)
- Tashi Labey (concluindo música & dança)
11º DIA – 1 de Abril 2020
- Iremos para o aeroporto de Paro, para preparar o nosso regresso a casa. A viagem será curta, pois vamos parar na já nossa conhecida Kathmandu (no Nepal), onde passaremos parte do dia. É tempo de começar a integrar o que vivemos!
12º DIA – 2 de Abril 2020
- Chegada a casa com o coração cheio, a energia renovada, grandes vivências, inúmeras revelações e muitas histórias para partilhar. Esta viagem deixará marcas profundas na nossa essência, voltar à realidade de casa vai ser um desafio gratificante depois de 12 dias em contacto com gentes, culturas e experiências tão diferentes e tão transformadoras.
A VIAGEM INCLUI
- 4 Voos Internacionais
- 10 Noites de alojamento em quartos duplos ou triplos escolhidos pela organização
- Todos os transferes de aeroportos no Nepal e Butão – hotel/aeroporto
- Todas as excursões e visitas indicadas no programa
- Pequenos-almoços nos hotéis
- Almoços e Jantares em locais escolhidos pela organização com bebidas incluídas, com excepção para bebidas alcoólicas.
- Transferes da bagagem em hotéis, aeroportos, portos, estações de Bus.
- Serviços de motoristas e de guias certificados pelo Ministério do Comércio e Turismo do Nepal e Butão.
- Dois guias da Zen family de Portugal para apoio permanente – Luís Baião e Daniela Ricardo.
- Todos os transferes para hotéis, aeroportos, portos, estações de Bus para operações do programa.
- Despesas por serviços em hotéis.
- Impostos de saída em voos internacionais
- Seguro de viagem
- Acompanhamento de um GUIA certificado pelo Rei do Butão
- Visto de entrada e autorizações de entrada no Butão, do Rei do Butão
- Surpresas criadas pela organização
- Caminhada magistral até ao Ninho do Tigre, no Butão algo único no mundo.
- Palestras sobre alimentação consciente e natural, estilo de vida, feng shui e outros assuntos, diárias
- Encontro com os viajantes para criar relação do grupo e esclarecimento de todas as dúvidas.
-
NÃO INCLUI
- Refeições nos aeroportos, refeições fora dos locais definidos pela organização; bebidas alcoólicas; gratificações; despesas pessoais; excesso de bagagem cobrado pelas transportadoras, qualquer despesa fora de território do Nepal e Butão, incluindo alimentação.
- Nota: Na eventualidade de algum dos facilitadores convidados da viagem não poder participar, tal como previsto, viagem é sempre realizável, pois estes são um acrescento que o organizador quer dar, não sendo por isso uma condição obrigatória.
PROGRAMA DETALHADO & CONDIÇÕES
- Programa detalhado de 22 Março a 2 Abril 2020, clique aqui
- Termos e condições,22 Março a 2 Abril 2020, clique aqui
PARA MAIS INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES
- info@zenfamily.org
- Nota: Os ficheiros em anexo são de consulta, não servem de inscrição. Envia um email para receber a documentação completa e saber se existe vaga (sem qualquer tipo de compromisso). Por experiência, as vagas esgotam muito rápido. Assegura o teu lugar!