Nacional 2 com Alma
€1450 por pessoa
8 a 15 de Setembro (8 Dias) – [ESGOTADO]
Tudo incluído (possibilidade de pagamento faseado)
É desta que a Zen family irá fazer a mais emblemática Estrada Nacional Portuguesa. A Nacional 2 é uma estrada que percorre Portugal de norte a sul, que passa por 35 municípios e diferentes realidades, geografias, paisagens e até climas, ao longo dos seus 739,26 quilómetros que ligam Chaves a Faro. Atravessa quatro serras, 11 distritos e 11 rios e destaca-se de entre as outras vias como a mais longa de Portugal e da Europa. Na verdade, está no Top 3 das estradas mais longas do mundo, sendo a terceira logo a seguir à Route 66 dos EUA e à Ruta 40 da Argentina.
Nos últimos anos, tem se tornado num ícone turístico à escala mundial. A Zen family (Luís Baião e Daniela Ricardo) já a percorreram de fio a pavio várias vezes, a título individual e exploratório. Desta vez levam um grupo para conhecer o que de melhor a Nacional 2 nos oferece, ao seu olhar claro, sempre com qualidade, glamour e muitas surpresas.
A estrada começou a construída em finais do século XIX e foi classificada em 1945, mas várias partes já seriam passagens romanas antes do século XIX. Os troços foram sendo melhorados até se criar a EN2 e há um que é mesmo protegido: a parte que liga Almodôvar a São Brás de Alportel foi classificada como Estrada Património em 2003, por reconhecimento do valor histórico da via e património envolvente.
Uma das características desta viagem é possuir um passaporte próprio, o “Passaporte EN2”, onde podemos marcar e carimbar os ícones da nossa viagem para mais tarde recordar.
Tecnicamente, faz-se de norte a sul. O quilómetro zero é em Chaves. No nosso itinerário, além de Chaves, visitamos alguns ícones da Região como o Parque Natural de Vidago, Boticas e seguimos viagem passando por lindos destinos como o Alto Douro Vinhateiro, Lamego, Castro Daire, Viseu, Tondela, Santa Comba Dão.
Passando para as paisagens verdejantes de Penacova, Vila Nova de Poiares, Vila Nova do Ceira, Góis, Sertã e Vila de Rei, que para nós tem um cheirinho especial a casa.
A viagem continua deixando a Beira Baixa para o Alto Alentejo, passando por Abrantes, Montemor, Aljustrel, São Brás de Alportel, até chegar ao Algarve e à sua paisagem completamente distinta do ponto de partida.
A EN2 faz em 2025 80 anos. Durante o seu percurso tão vasto e distinto teremos oportunidade de conhecer muitas histórias, de recordar parte da história do nosso povo e de fazer a nossa própria história ao longo desta tão emblemática estrada. Muitas são as surpresas reservadas para estes 8 dias de viagem, com estadias em locais cheios de glamour, alimentação consciente e natural confeccionada ou seleccionada pela nossa chef/guia (internacional e com 4 livros de alimentação editados) Daniela Ricardo e actividades inesquecíveis preparadas pelo nosso guia experiente e internacional Luís Baião, especialista em tornar cada vivência única.
A vida é feita de experiências, de escolhas, de vivências!
Não colecciones coisas, colecciona momentos!
Entrega-te!
” A viagem pela EN2 é uma viagem dentro e fora de nós! É um percurso cheio de história, costumes, tradições, com paisagens únicas! É um desfile natural, arquitectónico que nos passa em frente aos olhos como se fosse um filme. Um filme sobre o nosso Portugal real! Obrigado de coração por esta viagem de sonho!” Daniela Ricardo
-
Partida
8 a 15 Setembro 2024 [ESGOTADO]
DIA 1 (8 de Setembro ) - Chaves
- Começa a nossa aventura. É em chaves que começa o Km 0 deste nosso percurso, mas como gostamos de fazer as coisas de uma forma muito própria, com a nossa assinatura, decidimos começar um pouco antes, no KM (menos) – 27.
- Existem uma série de locais imperdíveis nesta região como é o caso do “Boticas Parque – Natureza e Biodiversidade” atravessado pelo rio Beça, e que apresenta uma vasta mata ripícola, entre uma área que, apesar da sua evolução natural, necessitou de uma recuperação, com regeneração do coberto vegetal natural, sobretudo carvalhais e das formações arbustivas/matos. A área encontra-se preservada, garantindo o seu valor natural e paisagístico, com especial cuidado na protecção dos habitats com enorme valor natural (florísticos, faunísticos e fungos).
DIA 2 (9 de Setembro ) - Chaves - Alto Douro Vinhateiro
- Aqui começa de verdade a nossa Rota pela Estrada Nacional 2.
- A partir do km 0, seguiremos pela espinha dorsal do país em direcção ao Alto Douro Vinhateiro, com algumas paragens durante o percurso como por exemplo Vidago e o seu majestoso Vidago Palace Hotel e as famosas águas Campilho desta região. Segue-se Pedras Salgadas também famosa pelas suas águas termais e gaseificadas, Vila Pouca de Aguiar e Vilarinho de Samardã, Vila Real, capital da província de Trás-os-Montes. Muitas coisas se poderiam fazer em cada local que passamos. Aqui reservamos uma saída para visitar o esplêndido Palácio de Mateus, um solar construído no séc.XVIII, que se destaca como um dos mais belos exemplares do período barroco em Portugal. Daqui partimos em direcção à Régua, a região demarcada mais antiga do mundo.
- Pernoitaremos no Coração do Alto Douro Vinhateiro, um pouco mais afastado da nossa rota. Um desvio que vale mesmo a pena, pois vamos a locais onde a histórias permanece mais intocada, onde as vivencias ainda se mostram puras e a massificação do turismo ainda não se faz sentir. Não esquecemos umas das estradas mais belas do mundo, para nós, que vai desde a Régua até ao Pinhão. Muitas surpresas estão reservadas para cada dia.
DIA 3 (10 de Setembro ) - Alto Douro Vinhateiro - Viseu
- Voltamos à Régua e à rota, ao Km que tínhamos abandonado no dia anterior. Este regresso acontece de forma inesperada, mas muito prazerosa. O Alto Douro Vinhateiro é para nós um museu em céu aberto. Uma representação da memória, cultura e identidade da região vinhateira – consagrada como Património da Humanidade pela UNESCO como paisagem cultural, evolutiva e viva. Passagem, a pé, pela Ponte Pedonal da Régua que faz a ligação entre os concelhos da Régua e Lamego.
- Seguimos por Lamego, município com uma forte herança cultural, repleto de igrejas, capelas, aldeias históricas e pontes medievais. Visita ao Santuário de Nossa Senhora dos Remédios, o ex-libris da cidade, construído no século XVIII no monte de Santo Estevão. Passagem por Castro Daire, Vale da Azia e Termas do Carvalhal em direcção a Viseu.
- Em Viseu não podemos deixar de conhecer a sua zona histórica e as histórias de Viriato, líder do Lusitanos entre 147 e 139 a.C., vencendo diversos exércitos romanos. Ele é o arquétipo da resistência ao invasor, detentor de capacidades excepcionais de liderança, vencido pela traição de seus aliados.
DIA 4 (11 de Setembro ) - Viseu - Vila de Rei
- Começamos o dia a esticar o corpo, com uma pequena aula de consciência corporal com a nossa Daniela Ricardo.
- Seguimos viagem até à localidade de Vimieiro, e prosseguimos até ao km 211, onde a Nacional 2 fica parcialmente submersa por alguns quilómetros devido à construção da Barragem da Aguieira. Neste troço é necessário seguir um percurso alternativo (IP3), entre Vimieiro e Penacova, terra de rios e ribeiras, miradouros e penedos, moinhos e azenhas.
- Aqui passaremos por um monumento natural que marca a paisagem das margens do Mondego junto a Penacova, conhecido como Livraria do Mondego. Este é um monumento que o tempo esculpiu ao longo de mais de 400 milhões de anos. Depois de ter recebido o Alva, seu afluente da margem esquerda, o rio Mondego estrangula-se ao atravessar o contraforte de Entre Penedos e surgem as altas assentadas de quartzíticos dispostos quase verticalmente, como se de livros numa estante se tratasse. Esta imagem foi o que deu origem á designação popular de Livraria do Mondego.
- Continuamos viagem passando por Góis e Sertã até Vila de Rei. Aqui visitaremos ao marco com cerca de 20 metros de altura, denominado de “Picoto”, que marca o Centro geodésico do nosso lindo país.
- Estando tão perto de casa, é claro que faremos um desvio para pernoitar na linda Bio-Eco-familiar Casa dos Sonhos. Aqui o jantar será confeccionado pela nossa chef e teremos como anfitriões os já populares “Hobbits” Vitália e António Baião, conhecidos pela sua vitalidade e hospitalidade
DIA 5 (12 de Setembro ) - Vila de Rei - Ferreira do Alentejo
- Saímos em direcção a Abrantes. Faremos uma breve visita, a pé, ao centro histórico. Visita ao Castelo / Fortaleza de Abrantes. Continuamos a viagem para Ponte de Sor, uma das maiores e mais produtivas manchas florestais de sobreiro do planeta. Visita ao seu Centro Cultural, onde é possível admirar o painel de 400 mil rolhas premiado pelo Guiness como o maior mosaico em cortiça do mundo. Continuamos pela Barragem de Montargil, Mora, Ciborro. E é em Ciborro, onde se encontra o marco alusivo ao Km 500 da Estrada Nacional 2. Sendo o seu "registo fotográfico" quase uma obrigação.
- Seguimos por Montemor-o-novo, rumo a Ferreira do Alentejo, o nosso destino de hoje. No percurso encontraremos espaço para fazer um desvio até à autêntica vila de Arraiolos e conhecer um projecto de agricultura biológica Pepe Aromas, em Vale de Pereiro, uma empresa familiar norteada por valores de sustentabilidade e responsabilidade ambiental, preservação da biodiversidade, defesa da saúde e do bem-estar, promoção de um turismo de natureza responsável, valorização de alimentos naturais e biológicos e protecção do nosso património agro-florestal, com uma oferta de produtos únicos e diferenciadores.
- Pernoitaremos em plena planície alentejana, num Monte típico, em Ferreira do Alentejo.
DIA 6 (13 de Setembro ) - Ferreira do Alentejo - Aljustrel
- Saímos de Ferreira do Alentejo, rumo a Aljustrel, passando por Ervidel. Do largo fronteiro à Igreja de Ervidel, a paisagem sobre a albufeira do Roxo é a perder de vista e a presença desta enorme e bela massa de água quase nos faz esquecer que nos encontramos em pleno Baixo Alentejo, tradicionalmente de clima quente e seco e de estiagem longa.
- Povoação muito antiga, como Montes Velhos, Ervidel é actualmente indissociável da barragem que abastece o perímetro de rega do Roxo. Desde sempre, foi terra de vinho, azeite e cereais. Aliás, a produção de vinho de todo o concelho tem estado a concentrar-se nesta freguesia. Por isso a paisagem de Ervidel, onde os vinhedos marcam forte presença desde os tempos mais remotos, continua, actualmente, a gozar das extensões de retorcidas cepas das várias castas de uva que fazem os seus afamados vinhos.
- Entre outras, destaque-se a adega Moreira, onde as talhas de barro remontam ao século passado, estando a mais antiga datada de 1843. É nestas talhas que a uva esmagada fermenta, até acontecer o vinho novo, que se prova pelo S. Martinho.
- Chegando a Aljustrel, visita à antiga Central de Compressores, núcleo de arqueologia industrial situado na mina de Algares, que em tempos serviu para transformar a energia utilizada no interior das minas. Destaque para visita ao Centro de Receção e Interpretação do Parque Mineiro de Aljustrel.
DIA 7 (14 de Setembro ) - Aljustrel - Faro
- Actualmente, o mais longo troço da N2 original, com uma extensão de cerca de 93 km, liga a vila alentejana de Castro Verde a Faro, passando por Almodôvar, cruzando as serras que separam o Alentejo do Algarve e passando em São Brás de Alportel. Entre as vilas alentejanas de Castro Verde e Almodôvar a N2 tem um traçado rectilíneo, mas depois de Almodôvar a N2 torna-se numa estrada muito sinuosa devido à travessia da Serra do Caldeirão.
- No Km 722 da EN2, palpita o coração da Vila de São Brás de Alportel, uma terra que nasceu e cresceu à beira do caminho, com uma história trilhada a passos de almocreves… vestida a cortiça, inspirada pelo sonho de chegar mais alguém!
- É justamente no coração de São Brás de Alportel, na antiga “Casa de Cantoneiros – 8ª Secção da Conservação das Estradas do Distrito de Faro”, situada em plena EN2, onde a EN2 e a ER270 se encontram, que está a nascer a CASA MEMÓRIA DA EN2. Num pequeno edifício a transbordar da História, este projecto pretende prestar tributo à memória, valorizar o património material e imaterial que este espaço encerra. Neste espaço evocativo das antigas profissões do canteiro e do cantoneiro, ambas muito representativas da história e tradição local, poderemos conhecer, de uma forma acessível e interactiva, um pouco da história da EN2… desde as suas origens, na antepassada “Calçadinha” de origem romana que ainda guarda, por este território, 2 troços visitáveis, até á epopeia da sua construção… e ainda podemos ouvir os canteiros são-brasenses, esculpindo marcos de estrada, à manutenção e a toda sua História de tantas décadas, pode onde passou também a História de um país! Esta é, para nós, uma visita imperdível.
- Seguindo caminho chegaremos a Faro. Visita à alegre, cosmopolita e movimentada cidade, conhecida como capital do Algarve. Passeio, a pé, pelo centro histórico, onde se encontra a Sé Catedral, de arquitectura românico-gótica e decoração interior barroca, com azulejos seiscentistas.
- Terminamos a rota da Nacional 2, mas não terminou a nossa viagem. Ainda temos reservada uma visita à ilha da Culatra, guiada por um amigo local, nascido e criado nesta bela ilha. Pernoitamos no Algarve, num local tranquilo, rodeado de Natureza para integrar tudo o que vivemos.
DIA 8 (15 de Setembro ) - Regresso a Casa
- A viagem está a ser maravilhosa, mas é tempo de regressar, com muitas histórias e aventuras para contar e um passaporte cheio de carimbos para mostrar e recordar os locais maravilhosos por onde passamos.
- Até Lisboa continuamos no transporte da Zen family, onde se necessário a viagem continuará de comboio rumo ao Porto.
A VIAGEM INCLUI
- Transporte a partir de Lisboa e Porto
- 7 noites em locais de alojamento mágicos, em quartos duplos, escolhidos pela organização
- Todas as actividades e visitas indicadas no programa
- Todas as refeições (7 pequeno-almoços, 8 almoços e 7 jantares) em locais escolhidos pela organização, com bebidas incluídas, expecto bebidas alcoólicas
- Acompanhamento permanente dos experientes viajantes/guias por Luís Baião, Daniela Ricardo
- Taxas hoteleiras, serviços e IVA
- Partilhas
- Surpresas
PROGRAMA DETALHADO & CONDIÇÕES
- Programa detalhado, "Nacional 2 com Alma" - 8 a 15 de Setembro 2024, clique aqui
PARA MAIS INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES
Nota: Os ficheiros em anexo são de consulta, não servem de inscrição. Envia um email para receber a documentação completa e saber se existe vaga (sem qualquer tipo de compromisso). Por experiência, as vagas esgotam muito rápido. Assegura o teu lugar!VALOR
- 1450 €