Segredos de Bali – A Ilha dos Deuses – 2024
€3880 por pessoa
Descobrir Bali.
Uma viagem com alma, a descobrir os segredos da Ilha dos Deuses!
Bali, também conhecida como a Terra dos Deuses, atrai pela sua beleza natural, pelos vulcões iminentes e os exuberantes campos de arroz que exalam paz e serenidade.
Bali é o destino de férias mais popular da ilha do arquipélago indonésio. A ilha é o lar de uma cultura antiga que é conhecida pela sua calorosa hospitalidade. Templos e palácios exóticos em cenários deslumbrantes e naturais, mesclam-se com arquitectura moderna permitindo usufruir de Bali, com todo o seu glamour.
A Zen family redescobriu Bali, após alguns anos de ausência neste país, mais precisamente nesta ilha com uma cultura e hábitos fascinantes. Bali encanta com as suas danças dramáticas, cerimónias coloridas, as suas artes e artesanato, pelos templos esculpidos e pela imensa devoção aos deuses que vemos e sentimos por toda a parte.
Sendo este um destino que nos apaixonou ao primeiro olhar, ao primeiro contacto, decidimos realizar esta viagem novamente e levar mais pessoas connosco. Esta viagem, como todas as viagens da Zen family, será acompanhada pelo seu mentor, um viajante do mundo, um guia com mais de 25 anos de experiência em viagens com alma, o Luís Baião e pela Daniela Ricardo, agora presente em quase todas as viagens da Zen family, que é professora e consultora de alimentação consciente e natural, autora dos livros “Viagens da comida Saudável” e “Cozinhar com Amor” (vencedor de um Gourmand Cookbook Award 2018) e que irá nos ajudar a experienciar todos os novos sabores gastronómicos e a integrá-los na nossa vida. Ambos já fizeram esta viagem e estão rendidos aos encantos da Terra dos Deuses.
Como já vem sendo habitual, nas viagens da Zen family, o glamour dos locais e a cultura do povo estarão sempre presentes. Esta viagem não vai fugir à regra. Aqui iremos inspirar a Alma com muito glamour, começando pelo nosso Boutique Hotel Deluxe. Uma surpresa para todos os Sentidos.
Qualquer viagem Zen family tem tudo incluído no preço final (vôos, alimentação, bebidas excepto alcoólicas, programas, transportes, templos, guias locais e guias da Zen family e muito mais).
Esta viagem levar-nos á a conhecer a cultura, as tradições, os templos, a arquitectura, a forma de viver, os hábitos. Faremos caminhadas, meditações no meio da natureza, assistiremos a lindos pôr-do-sol, embrenhar-nos-emos na cultura e conheceremos um povo muito amistoso, sempre com um sorriso gentil, vontade de agradar e conhecer quem está do outro lado. Descobriremos os segredos desta ilha dos Deuses.
Entrega-te!
Vem partilhar sensações, cheiros, paisagens, palavras, sorrisos. Construir momentos cheios de intensidade, que sentidos e vividos ao segundo, marcam a história de uma vida!
É tempo de novas experiências!
É tempo de Viajar!
-
Partida
23 de Fevereiro a 6 de Março 2024 [ESGOTADO]
1º DIA – 23 de Fevereiro 2024
- Primeiro dia desta nossa aventura para descobrir os Segredos de Bali – a Ilha dos Deuses. Encontrar-nos-emos no aeroporto, onde os nossos anfitriões (o Luís Baião e a Daniela Ricardo) nos esperam e recebem calorosamente. O entusiasmo cresce, a adrenalina já se faz sentir. Estamos prontos para descolar nesta aventura.
2º DIA – 24 de Fevereiro 2024
- Bem-vindos à Indonésia - Bali. Chegaremos em Ngurah Rai, Aeroporto Internacional de Bali. Após uma pequena receção de boas-vindas, a distribuição dos quartos neste mágico local, no meio dos arrozais e um pequeno briefing do nosso líder, dormiremos uma noite bem descansada e confortável. Amanhã será um dia novo, com o despertar num dos paraísos da terra. O nosso olhar ficará rendido e a querer captar todas as imagens que vê.
3º DIA – 25 de Fevereiro 2024
- Este dia está reservado para descansar, sentir a energia local, recalibrar e recarregar energias, limpar o corpo, mente e espirito para nos prepararmos para esta mágica viagem.
- Logo de Manhã, vestir-nos-emos a rigor com Sarong, como manda a tradição, para nos integrarmos nas cerimónias e rituais deste maravilhoso povo. O Tirta Empul Temple, conhecido como templo da água é um dos nossos destinos. O Templo Tirta Empul é um pura (templo hindu balinês) localizado perto da cidade de Tampaksiring. O local do templo é composto por uma estrutura de águas para banho, famosa pela sua nascente de águas sagradas, onde os hindus balineses realizam rituais de purificação. A fonte fornece água fresca, o que os balineses consideram ser algo sagrado. Tirta Empul significa fonte sagrada em balinês. Faremos a nossa purificação e as orações e as oferendas, o que nos deixará de coração e alma cheios
4º DIA - 26 de Fevereiro 2024
- Ubud, uma cidade balinesa, localizada entre plantações de arroz e vilas agrícolas, no Kabupaten de Gianyar. É considerada um dos maiores centros de artes e cultura de Bali.A cidade de Ubud foi originalmente uma fonte importante de plantas e ervas medicinais; sendo seu nome proveniente da palavra Balinesa "ubad", que significa medicamento.
- No final do século XIX, Ubud tornou-se um local dos lordes feudais que eram devotos do rei de Gianyar, um dos mais poderosos estados do sul de Bali. Os lordes eram membros da casta balinesa de Sukawati, e eram grandes contribuintes da crescente cena artística do vilarejo.
- O dia será calmo, no entanto com muitas novidades, emoções e aprendizagens.
- Os belos vales fluviais e paisagens com terraços de arroz são o tipo de paisagem que nos deixa sempre deslumbrados. Apesar do nosso glamouroso boutique hotel, ficar no meio de arrozais, visitaremos os terraços de arroz, faremos provas de chá e café. E os mais corajosos terão até oportunidade de “voar” num baloiço em cima dos arrozais. Conhecerão muitas pessoas lindas, com brilho nos olhos e um sorriso tão terno e autêntico, que ficará gravado na alma.
5º DIA – 27 de Fevereiro 2024
- Ubud é, em muitos aspectos, o coração cultural de Bali. Respira-se arte e cultura em cada esquina. Começaremos o dia com um espetáculo de dança Barong e Kris, que é um dos dramas de dança mais emblemáticos da ilha. Na nossa perspectiva é uma peça de teatro, onde os aldeões são os artistas e se fazem acompanhar por uma fantástica orquestra gamelan ao vivo. Esta peça retrata um conto clássico do século X do bem contra o mal e serve de pano de fundo para a dança de Barong e Kris. O Barong, é um espírito benevolente com forma de animal, que deve proteger um reino contra a ira vingativa da rainha viúva e bruxa, Rangda. A trama é deveras interessante e envolvente.
- Esta zona da ilha é também conhecida como um centro de artesanato. E não é para menos! Ao seu redor existem aldeias vizinhas especializadas em artesanato e talha que são vendidas em toda a ilha. Existem centenas de lojas que vendem antiguidades, esculturas em madeira, artesanato, têxteis, pinturas e jóias. Nós teremos o privilégio de ir aprender como se fazem os famosos Batik, algumas jóias em prata e ficar com uma visão e opinião diferentes das peças que vemos.
- Durante a tarde vamos descobrir sabores locais com uma aula tradicional de cozinha balinesa. Esta não será uma aula qualquer, será uma aula em que aprenderemos a fazer oferendas e porque se fazem, aprenderemos a fazer uma típica refeição e teremos oportunidade de colocar as mãos na massa, usando técnicas antigas, mas ainda comuns nos dias de hoje nesta ilha. O jantar será o que cozinharmos, por isso é importante que se esforcem e temperem bem aquela que será a nossa comidinha.
6º DIA – 28 de Fevereiro 2024
- Dia de desfrutar da Tenguman Waterfall, umas das mais bonitas e imponetes cascatas em Ubud. Neste local além da Cascata existe um complexo interessante para explorar que incluiu um pequeno templo com uma nascente de agua pura e cristalina. Quem quiser pode fazer novamente o ritual de purificação numa das suas fontes naturais.
- Tanah Lot É um templo espetacular construído no século XVII, no topo da rocha a cerca de 200 metros da costa. Todo o complexo se transformará numa silhueta maravilhosa como o pôr-do-sol mesmo atrás do templo. Este é um dos templos mais fotografados da ilha - por possuir uma beleza ímpar. Reza a lenda, deste local, que Dang Hyang Nirartha, um sumo sacerdote do Reino de Majapahit, em Java Oriental, viajou para Bali em 1489 para difundir o hinduísmo. Ele chegou a esta bela região e estabeleceu um local em homenagem ao deus do mar, Baruna. Aqui, ele partilhou seus ensinamentos com os moradores de Beraban, apenas para poder enfrentar a oposição do chefe da aldeia que logo reuniu os seus fiéis seguidores para dispersar Nirartha. O padre resistiu, mudando incrivelmente uma pedra grande que ele meditava para o mar enquanto transformava suas faixas em cobras marinhas para se proteger na sua base. O nome original do rock, Tengah Lod, significa "no mar". Reconhecendo os poderes de Nirartha, o humilde chefe jurou lealdade. Antes de partir, Nirartha presenteou-o com um punhal de kris sagrado, que agora está entre as relíquias sagradas do palácio real de Kediri. Os peregrinos trazem estas relíquias a cada dia Kuningan a pé, numa peregrinação de 11 km ao templo Luhur Pakendungan, o antigo local de meditação do padre.
- Na maré alta, as ondas inundam as estradas, impossibilitando a travessia para o Tanah Lot. Na maré baixa, pode-se atravessar para ver a base rochosa onde as lendárias cobras marítimas do "guardião" habitam em fendas ao redor da fonte Tirta Pabersihan. Este bico natural é a fonte de água benta para todos os templos da região. Os sacerdotes na fonte abençoam os visitantes borrifando água benta sobre suas cabeças. Podemos até segurar um pouco de água nas palmas das mãos e tomar um gole para provar. É incrivelmente doce.
7º DIA – 29 de Fevereiro 2024
- Besakih é o maior e mais sagrado templo de Bali. Conhecido como Templo Mãe , Besakih é um complexo de templos que é o maior, mais importante e mais sagrado da religião hindu em Bali.
- Durante os terremotos de 1917 , muitos dos templos do complexo foram destruídos e tiveram que ser reconstruídos . Mais tarde, em 1963 , o complexo sobreviveu a uma erupção vulcânica , algo que os cidadãos de Bali acreditaram ser um milagre . É constituído por 23 templos distribuídos por 6 terraços , sendo o maior e mais importante o Pura Penataran Agung , que alberga diferentes áreas que representam as sete camadas do universo.
- Há também três templos dedicados à Trindade Hindu : Pura Penataran Agung representa Shiva (o destruidor), Pura Kiduling Kreteg representa Brahma (o criador) e Pura Batu Madeg representa Vishnu (o preservador). Além disso, quatro dos templos do complexo refletem as quatro formas de Deus através dos pontos cardeais: Pura Batu Madeg no norte, Pura Kiduling Kreteg no sul, Pura Gelap no leste e Pura Ulun Kulkul no oeste.
- O Monte Batur (Gunung Batur) é um vulcão activo localizado no centro de duas caldeiras concêntricas a noroeste do Monte Agung , na ilha de Bali. O lado sudeste da maior caldeira de 10 × 13 km contém um lago de caldeira. Tanto a caldeira maior quanto a caldeira menor de 7,5 km foram formadas por um colapso da câmara de magma, o primeiro colapso maior ocorrendo cerca de 29.300 anos atrás, e o segundo colapso interno da caldeira cerca de 20.150 anos atrás. A primeira erupção documentada foi em 1804 e a mais recente foi em 2000. Desta ainda é possível percepcionar porque lado do vulcão a lava correu. Ainda se consegue visualizar o campo negro de lava por ter muito menos vegetação do as zonas em redor.
- Vulcões e água possibilitam quase sempre experiências maravilhosas em zonas termais quentes. Será que Bali nos oferece também essa possibilidade?
8º DIA – 1 de Março 2024
- A manhã passaremos a relaxar num dos locais com a mais bela e impressionante piscina infinita, desta zona de bali. O Jungle Fish é o famoso restaurante ao ar livre de dois andares, de Ubud, com piscina, que combina a elegância balinesa com o discreto estilo dinamarquês de meados do século XX.
- Após o almoço, teremos o privilégio de caminhar entre arrozais, descobrir pequenas aldeias tipicas e de desfrutar das gentes da terra. Faremos um percurso que é considerado um íman para os amantes da natureza e para aqueles que buscam as belas paisagens balinesas - o Campuhan Ridge Walk. Conhecido localmente como Bukit Campuhan, o Campuhan Ridge Walk oferece as vistas panorâmicas mais impressionantes dos vales circundantes. Passaremos por templos tradicionais, vegetação luxuriante e selva densa, campos e terraços de arroz de tirar o fôlego.
9º DIA – 2 de Março 2024
- O Templo Ulun Danu Beratan é um famoso marco pitoresco e um significativo complexo de templos localizado no lado oeste do Lago Beratan, em Bedugul, no centro de Bali. Toda a área de Bedugul é, na verdade, um local de retiro na montanha para moradores e visitantes das ilhas das áreas sul e urbana, pois está estrategicamente localizado, ligando o norte e o sul da ilha.
- Ulun Danu Beratan, literalmente "o templo fonte do Lago Beratan". Este é o santuário mais icônico da ilha. A superfície reflexiva lisa do lago que circunda a maior parte da base do templo cria uma impressão flutuante única, enquanto a cadeia montanhosa da região de Bedugul, circundando o lago, proporciona ao templo um cenário indescritível.
- O templo foi construído no século XVII em adoração à principal trindade hindu, Brahma-Vishnu-Shiva, bem como à deusa do lago, Dewi Danu. A vista e a atmosfera fresca dos planaltos de Bali tornaram o lago e este templo um local de turismo e lazer favorito, bem como um local frequentemente fotografado. A história do templo Ulun Danu pode ser seguida desde a ascensão do reino Mengwi. O complexo de templos "flutuantes" é composto por quatro grupos de santuários, incluindo o proeminente santuário Lingga Petak a leste. Existem quatro portões de frente para cada um dos quatro pontos cardeais. O segundo grupo está localizado no oeste e é uma homenagem a outro templo na colina de Puncak Mangu e é considerado como o símbolo da fertilidade do solo. O 'puncak' ou colina de Mangu fica a nordeste do lago Beratan.
- Bedugul possui também um mercado tradicional para vender os legumes frescos e frutas. Este local é muitos visitado por turistas, especialmente por turistas locais, isto é, por balineses. Este mercado apresenta atividades exclusivas da comunidade local, servindo a variedade de produtos agrícolas, como legumes frescos, frutas, milho, amendoim, etc. Além disso, este mercado tradicional é um dos mercados tradicionais de negociação situados na área do planalto.
10º DIA – 3 de Março 2024
- A manhã está reservada para “The Sacred Monkey Forest Sancturay” – o nome oficial da Floresta dos macacos – que fica na floresta preservada na área de Pandagtegal em Ubud, mesmo no coração da ilha. Este lugar está cheio de árvores enormes, vales, riachos, pontes e templos hindus, a religião predominante em Bali. O macaco está entre os vários animais sagrados do hinduísmo, segundo a lenda, um exército de macacos salvou Ravana, a mulher de Rama do demônio. Como Rama é considerado um dos avatares do deus Vishnu, os animais passaram a ser abençoados e considerados sagrados.
- Na Floresta Sagrada dos Macacos, existem templos hindus desde o século XIV, quando Ubud ainda era coberta por uma densa floresta e os macacos viviam livremente em toda ilha. Com o crescimento da cidade e aumento das áreas desflorestadas para a plantação de arroz, os macacos foram ficando confinados à área onde hoje é a Floresta Sagrada dos Macacos. Existem 3 templos, dentro desta floresta: Pura Dalem Agung (dedicado a Shiva), Pura Beji (dedicado a Ganga) e Pura Prajapati (dedicado a Prajapati) e que funciona como cemitério temporário, enquanto os corpos aguardam a cremação em massa que acontece a cada 5 anos.
- Existem alguns cuidados para passear nesta floresta, como não levar coisas chamativas, brilhantes e comida, para não atrair os macacos, pois eles aproximam-se para roubar. Com os devidos cuidados, passear pela floresta, explorar todas os caminhos, pontes e passadiços é muito relaxante e é algo imperdível. Este local é um bálsamo de frescura se o dia estiver quente.
- Ainda podemos durante a manhã, dar um passeio pela cidade, explorar as inúmeras possibilidades que nos oferecem as ruas de Ubud e comprar presentes ou simplesmente desfrutar dos jardins do nosso boutique hotel, passear nos arrozais, meditar e integrar toda esta experiência maravilhosa.
- A nossa sugestão é a de visitarmos também o Palácio Real de Ubud é um dos lugares mais importantes de Ubud. Está localizado na principal estrada com o cruzamento de Jalan Raya. O palácio pode ser considerado como o marco principal de Ubud, embora na nossa opinião seja impossível de dizer que é o principal com tantas e maravilhosas opções. O palácio de Ubud foi construído durante o a regência do falecido Ida Tjokorda Putu Kandel (1800-1823), e é mantido pelos seus sucessivos herdeiros. Também conhecido como Puri Saren, este palácio possui uma arquitetura balinesa bem preservada e encantadores jardins. É mais conhecido entre os amantes das artes balinesas como um dos principais locais para ver espetáculos de dança dramática à noite.
- Em Bali é frequente encontrar estruturas palaciais ostentando significados históricos prefixados com a palavra Puri, que literalmente significa "palácios reais balineses". Puri em geral é uma casa de nobreza em Bali, especialmente de rajas balinesas e seus parentes.
- O Palácio Puri Saren Ubud atualmente também serve como um repositório cultural de artes, dança e literatura. O palco do palácio e as salas de reunião são anfitriões de eventos internacionais, como as cerimónias de abertura do Festival anual de Escritores e Leitores de Ubud.
- Durante a tarde rumamos para sul, para conhecermos uma das famosas zonas de praia de Bali.
11º DIA – 4 de Março 2024
- Logo de manhã começaremos com a visita a Uluwatu, um planalto rochoso que forma uma península e que é um dos recantos mágicos e calmos desta ilha. O pôr-do-sol nesta zona da ilha é mágico. A vista com o mar azul turquesa é uma constante, que nos deixa quase hipnotizados. Sentimos o chamamento do mar, da ilha, a energia é tão boa e intensa que nos apetece já começar a explorar. Almoçaremos nesta zona e após o almoço haverá oportunidade de fazer um pouco de praia numa pequena praia protegida numa enseada, que torna esta praia um recanto paradisíaco. A água do mar vale a pena experimentar.
- Ao final da tarde, visitaremos no imponente planalto de ULUWATU - um dos templos mais impressionantes de Bali, povoado por uma amistosa tribo de macacos. Este topo da falésia templo, dedicado ao espírito do mar, tem uma vista espetacular e é muito popular para a contemplar do pôr do sol. Aqui assistiremos também ao impressionante desempenho da KECAK DANCE. Esta performance é uma representação da epopeia do Ramayana, enfatizando o ensino da lealdade de uma dona de casa que é representada por Dewi Shinta. A diferença dessa performance com a dança do Ramayana são os instrumentos musicais utilizados. Nesta performance em vez de instrumentos musicais, a música é o coro de dezenas de homens cantando e se movendo para criar uma música vibrante e inigualável.
12º DIA – 5 de Março 2024
- É dia de regressar, voltar a descolar para aterrar no nosso mundo. Como o nosso vôo é ao final do dia, ainda há tempo para conhecer mais uma bela praia, mergulhar nas água quentes, fazer um passeio á beira-mar, meditar. Dia de relaxar e integrar as magnificas experiencias de que temos usufruído.
13º DIA – 6 de Março 2024
- Chegada a casa com o coração cheio, a energia renovada, grandes vivências, inúmeras revelações e muitas histórias para partilhar. Esta viagem deixará marcas profundas na nossa essência, voltar à realidade de casa vai ser um desafio gratificante depois tantos dias em contacto com gentes, culturas e experiências tão diferentes e tão transformadoras.
A VIAGEM INCLUI
- Voos Internacionais
- 10 noites em locais de alojamento mágicos, em quartos duplos ou triplos escolhidos pela organização
- Todos os transferes para operações do programa
- Todas as excursões/actividades e visitas indicadas no programa
- Todas as refeições (pequeno-almoço, almoço e jantar) em locais escolhidos pela organização, com bebidas incluídas, expecto bebidas alcoólicas
- Acompanhamento permanente dos viajantes por Luís Baião, Daniela Ricardo, dois elementos de Portugal
- Taxas hoteleiras, serviços e IVA;
- Seguro Multiviagens (assistência, interrupção e coberturas complementares COVID-19).
- Visto para Bali
NÃO INCLUI
- Refeições nos aeroportos, refeições fora dos locais definidos pela organização; bebidas alcoólicas
- Extras de carácter particular e tudo o que não estiver mencionado como incluído.
- Testes à Covid-19 ou outros agentes patogénicos no caso de ser necessário e exigido pelas entidades locais, na altura de realização da viagem.
- Excesso de bagagem cobrado pelas transportadoras
Notas
- Salvaguardam-se quaisquer eventuais alterações do programa devido à intransitabilidade das estradas provocada pelas condições atmosféricas ou por outro motivo de força maior.
- O cumprimento deste programa poderá estar sujeito a eventuais regras e condicionamentos devido a causas externas como pandemias. Respeitaremos as regras em vigor e impostas por cada país ou região a visitar. Consulte dados oficiais de cada país.
- A obrigatoriedade de apresentação de um teste PCR ou outro, negativo à Covid 19 ou outro agente patogénico, não poderá ser considerado motivo de cancelamento sem custos por parte dos participantes.
PROGRAMA DETALHADO & CONDIÇÕES
- Programa detalhado de 23 de Fevereiro a 6 de Março 2024, clique aqui